Seja para entregar aos clientes, funcionários ou distribuir em eventos, brindes baratos e criativos têm tudo para ser um verdadeiro sucesso.
Você ainda não utiliza na sua estratégia porque está faltando ideias?
Então, vamos dar aquela forcinha.
Neste artigo, você vai ver opções de mimos que a sua marca pode personalizar e usar para atrair clientes, fidelizar os atuais e potencializar as vendas.
Como usar brindes baratos e criativos na sua estratégia?
Os brindes são uma das estratégias promocionais mais conhecidas – e também mais em conta.
Afinal, você não precisa reservar um grande orçamento para que eles sejam oferecidos aos clientes.
Ao se valer de brindes baratos e criativos, sua empresa foca na reciprocidade. Ou seja, mira ganhar o cliente que se sente agradecido pela lembrança.
Através da personalização, eles se transformam em uma poderosa ferramenta de marketing.
Com sua distribuição certeira ao público-alvo, fortalecem o vínculo com os consumidores atuais e potenciais clientes, ampliando o alcance da sua marca.
Seja qual for o objetivo da ação, tenha a certeza de que brindes criativos casam bem com ela.
Só tenha o cuidado de planejar a participação desses mimos na estratégia.
Para isso, as três dicas a seguir podem ajudar bastante.
3 Dicas para usar brindes da forma correta
Não basta somente distribuir os brindes, é claro.
Veja como utilizá-los e alcançar bons resultados para a sua empresa.
1. Personalização é importante
A ideia central do brinde é fazer com que o cliente se lembre da sua empresa toda vez que o utilizar.
Assim, gradativamente, ele vai fixando a marca na mente e pode recorrer a ela quando uma necessidade de consumos surgir.
De acordo com a ação, o resultado pode ser imediato ou, ainda, em médio e longo prazo.
Por tudo isso, a personalização é parte fundamental para a distribuição de brindes.
Afinal, você quer e precisa que o cliente veja utilidade no item e o utilize no dia a dia.
2. Pense na fidelização do cliente
A questão da utilidade do brinde, sobre a qual acabamos de falar, combina bem também com objetivos de fidelização do cliente.
Isso significa que, ao escolher o mimo a oferecer, você quer que ele funcione como uma lembrança para o consumidor voltar à sua empresa sempre que precisar.
E, convenhamos, é muito mais fácil de isso acontecer quando ele tem uma marca fixa na sua mente ou um objeto de uso diário que faça esse papel de recordação.
Então, ao distribuir brindes baratos e criativos, pense em como podem ser úteis para a estratégia de fidelização.
Uma caneta personalizada, por exemplo, pode agradar quem trabalha em escritórios, jornalistas, advogados e muitas outras atividades. Aproveite para enviar mensagens personalizadas para cada ocasião, como mensagem de aniversário, mensagem de bom dia ou frases de motivação.
3. Campanhas ideais para usar brindes
Por fim, o sucesso da estratégia também exige definir de que forma os brindes serão distribuídos e quando isso deve acontecer.
É comum que as empresas o façam em datas comemorativas ou ocasiões especiais, como o Natal e em aniversários de funcionários e clientes.
Essa pode ser uma boa estratégia, sem dúvidas.
Porém, ao conhecer bem seu público, você consegue identificar oportunidades ainda melhores de promover uma campanha personalizada.
Isso sem falar no canal utilizado para divulgar essa ação.
Por exemplo, para clientes conectados, usar as redes sociais é importantíssimo.
Sugestões de brindes baratos e criativos
Agora que você já sabe que os brindes baratos e criativos devem ser também úteis e personalizados, só falta conhecer as nossas sugestões.
Então, vamos a elas!
3 Brindes para fidelizar clientes
Como destacamos antes, além de atrair clientes, você pode usar os brindes para que a clientela atual se mantenha fiel à empresa.
Veja três opções que funcionem bem para esse objetivo.
Calendários
A exposição diária ao calendário faz com que o cliente mantenha contato com a sua marca durante um ano inteiro.
É uma ótima estratégia de fixação.
Chaveiros
Chave da casa, do carro, da empresa…
Todo mundo tem ao menos uma para carregar, não é mesmo?
Com chaveiros personalizados e em formatos variados, você conta com mais uma opção barata e criativa de brindes.
Nécessaire
As bolsinhas para itens pessoais são ótima escolha tanto para homens quanto para mulheres.
A peça também fará parte da rotina do seu cliente, fazendo com que a marca seja visualizada com frequência.
3 Brindes criativos para eventos corporativos
Se a ideia é entregar brindes em eventos, veja opções criativas e baratas.
Bloco de anotações
Um evento corporativo é perfeito para que blocos de anotações sejam utilizados.
Aproveite a oportunidade para captar a atenção do público com a sua marca.
Canetas
O clássico brinde é um verdadeiro sucesso em eventos.
Barato e muito útil, ajuda na divulgação da empresa.
Aposte em modelos ecológicos ou tecnológicos para dar um toque de criatividade.
Mochila saco
A ideia da mochila saco é facilitar a vida de quem está no evento e, de quebra, fazer com que memorizem a marca.
3 Brindes corporativos diferenciados
Quer ideias de brindes baratos e criativos para distribuir para funcionários, clientes, fornecedores e demais parceiros comerciais?
Então, fique ligado nestas três ideias:
Fone de ouvido
Esse é um belo exemplo de mimo diferente e bastante útil.
Dependendo do seu tipo de negócio, é possível que o cliente até o utilize em reuniões por videoconferência.
Mochilas executivas
Muito práticas, as mochilas executivas agregam personalização e requinte ao brinde, sem que isso se reflita no preço.
Combinam bem com diferentes estratégias de marketing.
Canecas
A pausa para o café terá a cara da sua marca. Precisa dizer mais?
Conclusão
Distribuir brindes é uma prática muito comum nas empresas – e não é por acaso.
Afinal, dá resultados interessantes quando alinhada a uma boa estratégia de marketing.
E o melhor é que o investimento exigido para esse tipo de ação não é alto.
Assim, com brindes baratos e criativos, você pode atrair novos clientes, fidelizar os atuais e dar maior visibilidade à marca sem desrespeitar seu orçamento.
Com as dicas e sugestões deste artigo, você chega lá.
E para ter ainda mais ideias, não deixe de visitar o site da Brindes SP, conheça as opções por categoria e peça já seu orçamento!
Especialista em Marketing Promocional e Brindes Personalizados