Quais são as estratégias promocionais da sua empresa?
Ou vai dizer que ainda não tem uma?
Essa deve ser uma preocupação que vai além da concessão de descontos.
Afinal, não se trata apenas de cobrar mais barato, mas de uma escolha que o diferencie dos concorrentes.
Está sem ideias? Não tem problema, pois a gente ajuda.
Neste artigo, vamos trazer dicas de marketing para você aumentar sua clientela e ter bons resultados em vendas.
O que são estratégias promocionais?
Estratégias promocionais são um conjunto de ações utilizadas para divulgar uma marca, empresa, seus produtos ou serviços. Os esforços de marketing buscam se aproximar do seu público-alvo, posicionar-se como uma solução às suas necessidades e, em consequência disso, aumentar as vendas.
Veja que, na definição do conceito, não falamos em preço.
Parece estranho, pois, quando ouvimos sobre uma promoção, logo lembramos de liquidação, não é mesmo?
Mas as estratégias promocionais de uma empresa podem – e devem – ser muito mais do que apenas descontos.
É claro que essa tática não está proibida, mas que tal ir além?
Planejar, organizar, executar e monitorar estratégias de marketing pode ser muito eficiente para todos os tipos de negócios, seja qual for o seu tamanho.
Aliás, quando falamos em promoção, vale saber que esse é um dos componentes dos chamados 4 Ps de Marketing, ou Mix de Marketing, que incluem ainda “produto”, “preço” e “praça”.
A promoção é o pilar responsável por ampliar a divulgação da marca e suas soluções, atraindo novos compradores e fidelizando os antigos.
Uma boa referência em ações promocionais é o Big Brother Brasil, que cada vez mais vem engajando o público através de provas e algumas empresas tem aproveitado esse hype para se destacar como referência em temas relacionados a intenção do público, como grandes marcas de carro, marketplaces e até empresas menores especializadas em enquetes do programa, como o Enquete BBB 22.
Ao colocar em prática uma ação nesse sentido, você alcança as pessoas que têm interesse na sua oferta e, com isso, aumenta as chances de vender mais.
E olha que essa é apenas uma das razões para fazer uma promoção.
Objetivos de ações e estratégias promocionais
É claro que aumentar as vendas está no topo da lista de objetivos para estratégias promocionais.
Mas há outros motivos para você pensar em ações nesse sentido agora mesmo.
Acompanhe a lista:
- Alcançar novos clientes em potencial
- Resgatar clientes antigos
- Reter clientes atuais
- Divulgar a empresa
- Fortalecer a marca
- Limpar/renovar o estoque
- Driblar a crise e sair do vermelho
- Comemorar uma data especial.
E para você, qual razão faz mais sentido para propor ações e estratégias promocionais?
6 Ações promocionais criativas para sua empresa
Depois de definir os objetivos, só resta partir para a ação.Vamos conferir, então, exemplos de estratégias promocionais bastante práticas e fáceis de serem aplicados.
Depois de definir os objetivos, só resta partir para a ação.
Vamos conferir, então, exemplos de estratégias promocionais bastante práticos e fáceis de serem aplicados.
1. Amostra grátis
Sabe aquele cafezinho oferecido no supermercado, de maneira gratuita? Nada mais é do que uma maneira de fazer com que você experimente o produto e, então, se interesse por comprá-lo.A amostra grátis pode servir muito bem a diferentes tipos de negócios. Inclusive, é bastante utilizada por serviços online, com o famoso “mês grátis”.
Sabe aquele cafezinho oferecido no supermercado, de maneira gratuita?
Nada mais é do que uma maneira de fazer com que você experimente o produto e, então, se interesse por comprá-lo.
A amostra grátis pode servir muito bem a diferentes tipos de negócios.
Inclusive, é bastante utilizada por serviços online, com o famoso “mês grátis”.
2. Descontos
Nessa estratégia super conhecida, o preço final do produto ou serviço é diminuído, estimulando as pessoas à compra.
É quase uma tentação recorrer a essa ação para aumentar as vendas, mas não faça nada sem planejamento.
Afinal, para vender mais barato, você precisa negociar com fornecedores para também comprar por um preço inferior – ou sua margem de lucro é comprometida.
De qualquer forma, quando oferecidos eventualmente, os descontos podem funcionar muito bem para atrair consumidores.
3. Fidelidade
Novos clientes ajudam a aumentar o faturamento, mas os atuais são fundamentais para manter a empresa funcionando.
Então, use estratégias promocionais para não perdê-los para a concorrência.
É o caso do cartão fidelidade, que pode prever um prêmio ou desconto depois que o consumidor alcançar um determinado número de compras ou valor gasto na loja.
4. Brindes personalizados
Uma ótima forma de atrair novos e fidelizar os atuais compradores é oferecer brindes personalizados.
Quem não gosta de receber um mimo, não é mesmo?
Além de fazer um agrado ao cliente, sua marca será lembrada sempre que ele utilizar o brinde.
Por isso, ofereça algo que seja útil e, ao mesmo tempo, combine com o seu negócio.
Na Brindes SP, são mais de 700 opções para você escolher.
5. Sorteios
Sorteios são sempre um atrativo interessante e ainda favorecem o marketing boca a boca.
Ao usar as redes sociais para isso, você amplia o alcance da ação.
Você pode definir uma série de critérios para participar, como um determinado valor em compras, clientes de um mês específico, quem comentar e compartilhar fotos e por aí vai.
6. Concursos
Concursos costumam ter alto engajamento quando você conhece bem o que seu público gosta.
Vale premiar a melhor foto, a melhor frase ou qualquer outra manifestação.
Tenha regras bem claras, use a criatividade e tire proveito dessa ação promocional que tem tudo para viralizar.
3 Dicas para fazer ações promocionais de sucesso
Gostou de alguma das estratégias promocionais, mas não sabe como colocar em prática?
Como bônus, vamos listar agora três dicas que são chave para o sucesso da ação.
1. Tenha um objetivo
O que você espera alcançar ao fim da ação?
Seja específico na resposta. Ou seja, em vez de definir “aumentar as vendas”, prefira “aumentar as vendas em 10% no mês”.
Com metas claras, você consegue planejar melhor o esforço necessário para concretizá-las
2. Defina seu público
Ao lançar uma estratégia sem público definido, sua empresa corre o risco de gastar mais para atingir os clientes errados
Não caia nessa cilada.
Conheça bem quem são as pessoas para as quais suas ações são voltadas.
Lembrando que a forma como comunica a promoção deve atender às particularidades desse público.
3. Saiba como promover uma ação
Por fim, estude quais são as melhores maneiras para lançar a estratégia promocional.
De acordo com seu objetivo e com o perfil do público-alvo, será possível eleger as formas mais assertivas de executar a promoção.
Mesmo a escolha dos canais de divulgação depende dessa análise.
Dependendo de quem você quer atingir, uma propaganda sonora nas ruas pode funcionar melhor do que publicações em rede social, por exemplo.
Com planejamento, você otimiza a estratégia, economiza no orçamento e melhora os resultados.
Conclusão
Você viu neste artigo que as estratégias promocionais vão muito além de preço baixo.
Essa é uma ótima oportunidade para se aproximar do seu público, vender mais e faturar alto.
O que acha de começar experimentando brindes personalizados? A Brindes SP pode ajudar você a atrair mais clientes.
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Especialista em Marketing Promocional e Brindes Personalizados