Uma das principais dificuldades de muitos empreendimentos do ramo de brindes é encontrar bons fornecedores de presentes criativos. Para negócios emergentes, então, isso é ainda mais complicado.
Afinal, estamos falando de um mercado bastante competitivo. Nesse contexto, empresas mais experientes, dificilmente concordarão em compartilhar sua lista de fornecedores confiáveis.
Felizmente, preparamos o conteúdo a seguir pensando em te ajudar. Logo mais, você encontrará dicas de como encontrar bons fornecedores e evitar certas dores de cabeça. Acompanhe!
Por que dar preferência a fornecedores de presentes criativos?
Distribuir presentes criativos é muito mais interessante, independente da ocasião. Como se tratam de brindes com personalização diferenciada, quem receber os mimos ficará extremamente satisfeito. Além disso, existem outros benefícios:
- alta demanda o ano todo: brindes criativos, como bolsas personalizadas, são procuradas durante o ano inteiro. Assim, você não fica à mercê de datas comemorativas para presentear seu público;
- inovação que gera credibilidade: estabelecimentos que apostam em presentes criativos saem na frente da concorrência. Ao presentear seus consumidores com itens que são difíceis de encontrar, sua marca vira referência no mercado;
- boas possibilidades de lucro: comprar e distribuir, ou mesmo revender, brindes criativos, é uma excelente forma de garantir a lucratividade da empresa. Ao customizar o objeto adquirido, você agrega mais valor ao presente, elevando os lucros do negócio;
- oportunidades de negócio: o segmento de brindes criativos possibilita que seu negócio firme parcerias com outros setores, com lojas de papelaria, decoração e etc. Com isso, seu empreendimento ganha mais oportunidades de negócio e crescimento.
Como montar uma loja de presentes criativos?
Para montar uma loja de brindes, o primeiro passo é fazer um planejamento. Por isso, comece estudando o mercado, coloque seus objetivos no papel e analise o que está a seu alcance e o que não pode ser feito dentro da sua realidade.
Com isso, você consegue visualizar o negócio como um todo, e se torna capaz de antecipar situações que podem prejudicar o desenvolvimento do seu projeto. Essa é a forma segura de começar nessa empreitada.
Com esses cuidados, as chances de sua loja obter sucesso são altas. Confira outros passos essenciais para montar sua loja.
Defina o seu público-alvo
Parte do planejamento é definir o público-alvo. Saber qual é sua audiência te permite entender quais produtos adquirir para vender, qual tipo de comunicação adotar, meios de divulgação, atendimento e outros aspectos.
Assim que definir qual seu público, fica bem mais fácil traçar as estratégias de crescimento da empresa. Boa parte dos seus clientes são jovens adultos? Isso significa que os produtos deverão focar nessa população.
Pesquise as tendências do mercado em presentes
Analise as tendências de mercado da sua região, antes de abrir sua loja. Caso pretenda abrir uma e-commerce, estude o que seus concorrentes estão fazendo.
Isso te ajudará a entender melhor os meios de consumo do seu público, quais são seus desejos e exigências. Esse conhecimento também poderá te colocar na frente desse mercado, evitando estratégias que podem prejudicar seu negócio.
Monte um orçamento
Vai montar uma loja física ou virtual? Dependendo da sua escolha, é importante traçar um orçamento para as duas possibilidades. Afinal, os gastos são completamente diferentes em cada estilo de comércio. Uma loja virtual precisa de itens como:
- mesa para comportar a impressora e os produtos;
- espaço para armazenar a gravadora de matriz com baixa iluminação;
- locais para guardar tintas e outros materiais para a confecção dos brindes;
- computador para criar as peças gráficas;
- notebook para organizar as demandas do setor de vendas;
- impressora para imprimir os pedidos.
Já uma loja física, requer outros itens, como:
- balcão de caixa;
- móveis e materiais de escritório;
- notebooks;
- impressoras;
- telefone fixo;
- gôndolas de parede;
- expositores;
- sistemas de segurança;
- vitrine;
- capital de giro;
- estoque inicial;
Dê preferência a fornecedores de qualidade
Procure fornecedores de qualidade para oferecer os melhores presentes criativos aos seus clientes. Com seu público-alvo em mãos, fica mais fácil entender o tipo de produto que deve vender. Consequentemente, você já terá uma noção de quais fornecedores buscar.
Lembre-se de investir em fornecedores que ofereçam presentes únicos. Os usuários preferem brindes divertidos, personalizados, exclusivos e, sobretudo, úteis para seu dia a dia.
Também cuida para não dar muita atenção aos valores. Nem sempre a empresa com o menor custo é a ideal para você fechar uma parceria.
O melhor fornecedor será aquele que oferecerá os melhores produtos, pelo preço adequado e que esteja alinhado com sua forma de trabalhar.
Como escolher os melhores fornecedores de presentes criativos?
Após completar seu planejamento com as dicas acima, chegou a hora de analisar suas opções de fornecedores. Os principais critérios para se analisar, são:
- qualidade dos produtos: verifique se a empresa oferece algum tipo de garantir em relação a qualidade dos produtos ofertados;
- reputação da loja: pesquise na Internet a reputação do fornecedor. Hoje, é fácil encontrar informações em sites como Reclame Aqui;
- condições de pagamento: depois de verificar os itens acima, calcule quais empresas oferecem as melhores condições de pagamento para fechar negócio.
Fornecedores de presentes criativos: a Brindes SP pode te ajudar!
Ainda está em dúvidas sobre qual fornecedor escolher? A Brindes SP tem razões de sobra para te mostrar que se trata de uma empresa comprometida com a qualidade dos produtos, respeito aos prazos e atendimento personalizado.
Qualidade dos produtos
O maior compromisso da Brindes SP é garantir a qualidade dos produtos entregues. Com o suporte virtual, você consegue encontrar os itens certos para seus objetivos com rapidez e eficiência.
Respeito aos prazos
Para que você consiga atender às demandas de seus clientes, a Brindes SP trabalha com máximo respeito aos prazos de entrega. Além disso, a empresa conta com um sistema de rastreamento para monitorar o trajeto do seu pedido até o destino final.
Excelente atendimento
Um excelente atendimento é outro fator que comprova a seriedade da Brindes SP. A marca prioriza o bom relacionamento e a confiança com seus clientes. Por isso, você terá um ótimo suporte sempre que precisar entrar em contato com a empresa.
Conclusão
Essas foram as dicas que reunimos para você aprender a escolher bons fornecedores de presentes criativos. Siga os passos que te mostramos e, assim, conseguirá montar um negócio de brindes bem sucedido.
Especialista em Marketing Promocional e Brindes Personalizados