Dar brindes, seja para funcionários ou clientes, é uma ação sempre interessante. Além de ajudar a divulgar sua marca, os brindes reconhecem o valor das pessoas envolvidas.
Pensando nisso, reunimos sete opções criativas de brindes que agradam a todos os gostos e idades. Com essas sugestões, você garantirá um engajamento elevado e tornará sua marca ainda mais especial com esses brindes personalizados certeiros.
Por que fazer sorteio de brindes?
Realizar sorteios de brindes é uma estratégia poderosa de marketing que traz benefícios significativos tanto para a empresa quanto para o público-alvo. Pois, os sorteios geram um alto nível de engajamento.
Quando as pessoas sabem que podem ganhar algo de valor, tendem a se envolver mais com a empresa, seja participando de campanhas, respondendo a pesquisas ou compartilhando conteúdos.
Essa prática não só ajuda a manter os clientes existentes, mas também atrai novos, já que o boca a boca gerado por um sorteio bem-sucedido pode ser uma excelente forma de divulgação.
Benefícios de presentear seus clientes
A relação com o público é um dos pilares fundamentais para o sucesso de qualquer negócio, seja ele de produtos ou serviços. Os sorteios de brindes, especialmente os personalizados, se destacam como uma ferramenta de marketing extremamente eficaz para fortalecer essa conexão.
Pois, os brindes personalizados reforçam a identidade da marca, devido ao fato dos clientes os associarem diretamente à empresa. Isso resulta em um fortalecimento da relação entre as partes, promovendo uma lealdade maior e uma maior probabilidade de retenção.
Eles não apenas atraem a atenção do público, mas também servem como um meio de demonstrar apreço e reconhecimento, criando uma experiência positiva e memorável.
Em resumo, os benefícios de presentear seus clientes, são:
- Reconhecimento do valor do cliente: Um brinde demonstra que a empresa valoriza todos que contribuem com sua marca;
- Fortalecimento da relação cliente-empresa: A ação cria um laço mais forte entre o consumidor e a marca;
- Aumento da visibilidade: Brindes personalizados ajudam a divulgar a marca de forma orgânica, aumentando seu reconhecimento;
- Fidelização de clientes: A prática incentiva a lealdade dos clientes, gerando retornos a longo prazo e fortalecendo a relação comercial.
11 Ideias de brindes criativos para serem sorteados
Agora, então, chegou a vez de conhecer algumas opções de brindes. Vale ressaltar que todos podem ser personalizados, ok? Dessa forma, fica ainda mais evidente que o presente é para alguém especial.
11. Fone de Ouvido Bluetooth Personalizado
O Fone de Ouvido Bluetooth Personalizado é um brinde moderno e prático que vai surpreender seus clientes!
Com tecnologia sem fio, ele proporciona liberdade para ouvir música, podcasts ou atender chamadas com total conforto e qualidade. Além de ser um item indispensável no dia a dia, o fone de ouvido personalizado destaca sua marca de forma elegante e funcional, garantindo visibilidade constante.
10. Smartwatch Personalizado
Personalizado com a sua marca, o smartwatch oferece uma presença constante no pulso de seus clientes, fortalecendo a conexão com a sua empresa.
O Smartwatch Personalizado é funcional, moderno e inovador, um presente que impressiona pela utilidade e sofisticação, tornando-se a escolha ideal para valorizar sua marca.
9. Massageador personslizado
O massageador facial personalizado, também conhecido como limpador facial, é uma ideia incrível de brinde! Este item não só promove uma pele limpa e macia, como também oferece uma experiência relaxante para quem o utiliza.
Presentear seus clientes com este item mostra cuidado com o bem-estar e a autoestima deles, e é algo que certamente será muito apreciado.
8. Copo de salada personalizado
O copo para salada de frutas (com capacidade de 850 ml) é um excelente brinde.
Além da utilidade comum dele, ou seja, para comer salada de frutas, dá para usá-lo para tomar bebidas, também.
Desse modo, é um presente singelo perfeito para os mais diversos momentos.
7. Kit churrasco personalizado
Muita gente simplesmente ama fazer um bom churrasco, seja com os amigos ou com os familiares.
E saiba que a sua marca, também, pode se fazer presente nesse tipo de ocasião. Isso por conta do kit churrasco personalizado. Ele vem com avental, talheres, saleiro e luvas.
6. Caneca mágica personalizada
A caneca mágica personalizada é um dos brindes mais inovadores e surpreendentes. Ela muda de cor ou revela uma imagem conforme um líquido quente é adicionado.
Esse tipo de brinde não apenas encanta, mas também cria uma experiência memorável, associando a sua marca a momentos de prazer.
5. Necessaire personalizada
Outra ótima ideia de brinde para sorteio é a necessaire personalizada.
Com tamanho adequado para transportar itens de higiene e beleza, atende tanto homens quanto mulheres.
Além disso, é um item que pode ser levado em viagens, academias ou mesmo no trabalho, tornando-se um excelente aliado para quem valoriza a organização.
4. Sacola de viagem personalizada
A sacola de viagem personalizada é bonita, prática, fácil de carregar e bem espaçosa. Além do compartimento interno, ela possui bolsos na parte de fora. Tudo para facilitar a organização dos aventureiros!
E o melhor é que, como a sacola será personalizada, é mais fácil de evitar a perda de itens pessoais.
3. Caneca térmica personalizada
E que tal dar uma caneca térmica personalizada? Nesse caso, estamos falando de um objeto feito de inox, ou seja, de altíssima qualidade e com capacidade para até 500 ml.
Personalize com a cor, nome ou logo da sua empresa e surpreenda seus clientes ou colaboradores com um brinde que será utilizado diariamente.
2. Bolsa térmica para marmita
A bolsa térmica personalizada para marmita, com capacidade para quase nove litros, é um brinde que demonstra cuidado e atenção ao bem-estar do destinatário.
Ideal para quem leva refeições ao trabalho, é um presente que agrega valor ao dia a dia e reforça a preocupação da empresa com a qualidade de vida de seus colaboradores.
1. Mouse Pad Carregador de Celular Personalizado
O Mouse Pad Carregador de Celular Personalizado, além de otimizar o espaço de trabalho, oferece uma experiência moderna e funcional, mantendo os dispositivos sempre carregados enquanto sua marca fica em destaque.
Ele permite o carregamento por indução para smartphones com tecnologia QI e parte traseira de vidro, dispensando o uso de fios. Para outros modelos, basta conectar o cabo USB, que já vem incluso.
Passos que uma empresa deve seguir para realizar um evento de sorteio
Planejamento é essencial quando se trata de organizar sorteios de brindes em eventos. Para garantir que tudo saia como planejado, comece providenciando os presentes com antecedência, principalmente se forem personalizados.
Afinal, brindes personalizados, demandam um tempo maior de confecção. Sendo assim, já os providencie. Agora, veja as etapas principais para um sorteio de sucesso:
Defina seus objetivos
Defina claramente o objetivo do sorteio: aumentar a visibilidade da marca, promover um novo produto, engajar o público, ou aumentar as vendas.
Esse objetivo guiará todas as etapas do processo e facilitará na hora que tiver que escolher um brinde.
Escolha do Brinde
Selecione brindes que ressoem com seu público-alvo. Entender o perfil dos participantes, sejam eles clientes ou funcionários, é fundamental.
Pergunte a si mesmo: o que é mais útil e prazeroso para essas pessoas?
Se o público for diversificado, opte por itens que agradem a uma ampla faixa etária ou que tenham utilidade prática. Ao selecionar brindes que atendam a essas expectativas, você demonstra um conhecimento do seu público, aumentando as chances de sucesso da ação.
Regularize o sorteio
A regularização de sorteios no Brasil é regida pela Lei n° 5.768/1971, que passou por diversas atualizações ao longo dos anos com novas portarias e leis complementares.
Portanto, atualmente, o Decreto nº 11.907 criou a Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA), que supervisiona e autoriza atividades relacionadas à distribuição gratuita de prêmios, incluindo sorteios e outras promoções comerciais. A qual entrou em vigência a partir de 2024.
Diante deste cenário, na atualidade, para regularizar um sorteio, é necessário utilizar o Sistema de Controle de Promoção Comercial (SCPC), disponível no site do Ministério da Fazenda. No entanto, é importante analisar a necessidade de regularização conforme o tipo de promoção realizada, pois há casos específicos, previstos na própria Lei n° 5.768/1971, em que a regularização pode não ser obrigatória.
“O pedido de autorização deverá ser formalizado no prazo mínimo de quarenta e máximo de 120 dias antes da data do início da promoção comercial.”
Portaria SEAE/ME nº 7.638/2022, Art. 20
Todo o processo é realizado digitalmente, desde a solicitação de autorização até a prestação de contas final. Porém, o pedido deve ser formalizado entre 120 e 40 dias antes do início da divulgação da atividade, conforme estipulado pela Portaria SEAE/ME nº 7.638, de 2022.
Além disso, a empresa solicitante deve pagar uma taxa de autorização, cujo valor varia de acordo com o total dos prêmios oferecidos. A taxa é obrigatória e deve ser paga antes de solicitar a autorização pelo SCPC.
Abaixo, segue tabela com valores:
Valor total dos prêmios/brindes | Taxa de autorização |
até R$ 1.000,00 | R$ 27,00 |
de R$ 1.000,01 a 5.000,00 | R$ 133,00 |
de R$ 5.000,01 a 10.000,00 | R$ 267,00 |
de R$ 10.000,01 a 50.000,00 | R$ 1333,00 |
de R$ 50.000,01 a 100.000,00 | R$ 3333,00 |
de R$ 100.000,01 a 500.000,00 | R$ 10667,00 |
de R$ 500.000,01 a 1.667.000,00 | R$ 33333,00 |
acima de R$ 1.667.000,01 | R$ 66667,00 |
Defina os termos de participação no sorteio
Para que o sorteio seja justo e transparente, é importante estabelecer regras claras e comunicá-las aos participantes.
Defina uma data de início e de encerramento, e decida como as pessoas poderão participar, seja preenchendo um formulário, compartilhando um post nas redes sociais, ou apenas estando presentes no evento.
Além disso, determine o método de seleção dos vencedores, que pode ser por meio de um sorteio eletrônico ou manual, por nomes ou por números. Mas, tudo tem que estar extremamente claro.
Divulgue o sorteio de forma estratégica
Para maximizar a participação, divulgue o sorteio com antecedência e utilize diferentes canais de comunicação.
Se a ação for só para colaboradores da empresa, utilize e-mails corporativos, jornais internos, murais informativos e reuniões. Agora, para o público externo, aproveite a força das redes sociais para alcançar um público mais amplo.
A ideia é gerar expectativa e incentivar o maior número possível de pessoas a se inscreverem. Por isso, a divulgação é a chave para atrair participantes, então divulgue até não poder mais!
Execução do Sorteio
No dia do evento, certifique-se de que todos os participantes estejam cientes do horário e local do sorteio.
Durante a execução, é importante manter o ambiente animado e envolvente. Anuncie os vencedores de forma clara e celebre cada entrega, garantindo que todos sintam a emoção do momento. Uma dica muito interessante é criar dinâmicas para o sorteio.
Por exemplo, se o brinde for para um cliente, é bacana fazer o seguinte: explicar que, quem compartilhar o melhor vídeo ou foto sobre um produto ou serviço, nas redes sociais, ganha um mimo extra.
Isso não apenas cria um critério justo, mas também amplia o alcance da sua marca, que será vista por todas as conexões da rede de quem participar da dinâmica.
Pós-evento
Após o sorteio, aproveite para reforçar a conexão com os participantes. Envie um e-mail de agradecimento, compartilhe fotos do evento e dos ganhadores nas redes sociais e aproveite para pedir feedback sobre a experiência.
Essa interação pós-evento ajuda a prolongar o impacto positivo do sorteio e mantém a marca na mente dos participantes.
Gostou dessas ideias criativas para sorteios de brindes? Na Brindes SP, você encontra todas essas opções e muito mais. Escolha o brinde ideal, personalize-o, e transforme seu evento em um sucesso.
Especialista em Marketing Promocional e Brindes Personalizados