Você sabia que, no Brasil, um homem morre de câncer de próstata a cada 38 minutos? Esse dado alarmante reforça a importância da conscientização e do diagnóstico precoce.
E, as empresas têm um papel importante nisso, pois elas podem organizar campanhas internas sobre o Novembro Azul, incentivando seus funcionários a realizarem os exames preventivos e promovendo a conscientização acerca do assunto.
Se interessou? Continue neste stories e você vai entender mais sobre essa campanha que salva tantas vidas, e como as empresas podem contribuir com ela.
É uma campanha de conscientização sobre o câncer de próstata, uma doença que, segundo o MS e o INCA, é a mais letal entre os homens, e sua detecção precoce é fundamental.
Essa doença, inicialmente, é assintomática. Entretanto, em alguns casos, apresenta sintomas como: • Dor ao urinar; • Vontade frequente de micção; • Sangue na urina ou sêmen.
Em contrapartida, nos casos em que os sintomas só aparecem no estágio avançado da doença, eles geralmente ocorrem devido a metástases, resultando em dores ósseas.
Graças a essa falta de sintomas iniciais e a tendência dos homens a procurarem ajuda médica apenas em situações graves, a chance de diagnóstico precoce e o tratamento adequado dessa doença diminuem.
Logo, para mudar essa realidade e reduzir as mortes, é essencial que homens acima de 50 anos (ou de 45, com fatores de risco) façam exames preventivos regularmente.
Como os exames preventivos começam na idade em que muitos estão trabalhando, o papel das empresas na conscientização dos funcionários é fundamental.
Para isso, as organizações podem realizar campanhas internas sobre o câncer de próstata e o autocuidado masculino, com o intuito de promover ensinamento sobre a saúde preventiva, que pode salvar vidas
Além disso, em algumas regiões, ainda existe resistência e preconceito quanto ao exame de toque; por isso, é importante que as empresas desmistifiquem esses exames através das campanhas internas.
Por fim, distribuir brindes durante essas campanhas pode ser uma estratégia eficaz, pois servem como lembretes diários para a realização dos exames e incentivam a participação dos homens na iniciativa
Agora que abordamos o Novembro Azul e as campanhas internas, veja ideias de brindes para inspirar sua ação e engajar os funcionários nesse tema tão importante
Esses brindes do Novembro Azul incentivam o autocuidado, levando a conscientização ao dia a dia dos colaboradores e famílias, e reforçam o compromisso da empresa com a saúde masculina.